Ensinando a Aprender!

Sobre a nossa metodologia

Aprendizagem Adaptativa

Consideramos que as aulas de reforço e acompanhamento escolar devem ser realizadas individualmente e de maneira personalizada, ou seja, de acordo com a necessidade de cada aluno.

Abordagem sociocognitivista e a Complexidade da Aprendizagem

Considerando a perspectiva sociocognitivista de linguagem, ancoramo-nos na noção de que construir conhecimento é uma atividade complexa.

Aprendizagem Afetiva

Outro ponto que levamos em consideração é o que os teóricos chamam de tessitura emocional. Com isso, percebemos o quanto o afeto, no sentido da motivação, está interligado ao sujeito aprendiz.

Aprendizagem Adaptativa

Consideramos que as aulas de reforço e acompanhamento escolar devem ser realizadas individualmente e de maneira personalizada, ou seja, de acordo com a necessidade de cada aluno. Dessa maneira, trabalhamos a metodologia da aprendizagem adaptativa. Por esse motivo, não trabalhamos com grupos, pois acreditamos que cada aluno possui uma maneira diferente de aprender. Esse é o objetivo da aprendizagem adaptativa. Através desse método, consideramos o ritmo e as dificuldades individualmente, propondo adaptações no ensino, sempre que necessário. Ao focarmos no ensino individual e personalizado, as necessidades do aluno são prontamente atendidas, pois a atenção do professor é exclusiva. Dessa forma, os nossos resultados são muito mais satisfatórios.

Abordagem sociocognitivista e
a Complexidade da Aprendizagem

Considerando a perspectiva sociocognitivista de linguagem, ancoramo-nos na noção de que construir conhecimento é uma atividade complexa. Desta forma, torna-se amplamente necessário que se levem em conta os diversos elementos imbricados na aprendizagem. Por isso, somos multidisciplinares, pois analisamos todos os aspectos que envolvem a aprendizagem do aluno, analisando profundamente as dificuldades para podermos intervir. Diferentemente da metodologia tradicional em que a aprendizagem se reduz a decorar regras, fórmulas e teorias prontas, nós, da Reflexus Educação, ao trazer a abordagem da aprendizagem complexa comprovamos que é possível se desvencilhar do pensamento simplista, das regras estáticas, fazendo com que o aluno construa um conhecimento sólido, pois o nosso foco é o processo de aprendizagem. Trazendo a perspectiva sociocognitivista de língua para nossa abordagem metodológica, trabalhamos a língua portuguesa como elo entre todas as disciplinas. Isso, pois, é através da língua que o aluno é conduzido a conhecer história, geografia, ciências e, por que não física, química e matemática? O aprendizado nas disciplinas de exatas exige uma abordagem um pouco diferenciada, pois, nela, é preciso compreender e correlacionar uma nova linguagem. Para isso, o aluno precisa entender que quando se lê um enunciado matemático, por exemplo, é preciso correlacionar as informações numéricas, compreender o significado dos termos específicos e transpor em símbolos algorítmicos para, então, resolver a questão. Para que isso seja realizado de maneira adequada, o aluno precisa compreender o enunciado, além de saber resolver os cálculos numéricos, e isso se dá por meio de uma leitura adequada. A leitura é o elo integrador de saberes. Através dela é permitida a interdisciplinaridade, admitindo que o processo de aquisição de conhecimentos seja mais eficiente.

Aprendizagem Afetiva

Outro ponto que levamos em consideração é o que os teóricos chamam de tessitura emocional. Com isso, percebemos o quanto o afeto, no sentido da motivação, está interligado ao sujeito aprendiz. Portanto, cabe ao professor afetar essa emoção. Nossa equipe de professores desempenha com excelência esse papel na aprendizagem dos nossos alunos, pois é afetando o interesse pela aprendizagem que se constrói o conhecimento. Por meio dessas abordagens metodológicas desenvolvidas em nossas aulas particulares, o seu filho constrói um conhecimento sólido, de maneira mais rápida, personalizada, e em um ambiente seguro e acolhedor, a sua casa.